quinta-feira, 16 de maio de 2013

As bibliotecas de Valter Hugo Mãe


    "As bibliotecas são como aeroportos. São lugares de viagem. Entramos numa biblioteca como quem está a ponto de partir. (...) O sossego das bibliotecas é a ingenuidade dos incautos. Porque elas são como festas ou batalhas contínuas e soam trombetas a cada instante e há sempre quem discuta com fervor o futuro(...)
     Já vi gente a sair de dentro dos livros. Gente atarefada até com mudar o mundo. Saem das palavras e vestem-se à pressa com roupas diversas e vão porta fora explicar descobertas importantes. (...) O trabalho que temos pela escola dos livros é normalmente um modo de ficarmos felizes (...) Ler é esperar por melhor."

                 Valter Hugo Mãe, "As bibliotecas". JL,15 de maio de 2013

 




À descoberta...



    Os alunos do 3.º ano da escola partiram à descoberta de informações sobre os astros, o tempo, os buracos negros, o cosmos... a partir de obras da Biblioteca Escolar. Selecionaram alguns assuntos, registaram a informação mais importante e apresentaram-na aos colegas e aos professores. Todos mostraram muito interesse e empenho!

quarta-feira, 15 de maio de 2013

SOBE - Saúde Oral nas Bibliotecas Escolares


      Os alunos do 1.º ciclo estiveram na BE a participar em atividades do SOBE. Descobriram canções, o Kiko, personagem  da obra de Manuela Ribeiro "Kiko, o dentinho de leite", e outras obras muito divertidas como "Lavar, Escovar, Esfregar!" de Mick Manning.Utilizaram também a régua de altura para se medirem e para lerem os conselhos indicados para a sua idade.