segunda-feira, 22 de maio de 2017

À descoberta do Património do Porto


Os alunos de sexto ano, acompanhados pelos seus professores, deslocaram-se à cidade do Porto, na passada quinta-feira 18 de maio de 2017, para conhecer o Museu Nacional da Imprensa e o Património Urbano do Porto, cumprindo assim objetivos programáticos das disciplinas de Português, Educação Tecnológica e História e Geografia de Portugal.
No Museu Nacional da Imprensa, os alunos observaram com muito interesse e entusiasmo dezenas de máquinas em funcionamento e peças distribuídas por vários setores, desde da pré-impressão, impressão aos acabamentos, e assim perceberam a evolução da imprensa desde Gutenberg até à atualidade.
Ficaram a conhecer as etapas do trabalho do tipógrafo e a composição manual, base da tipografia e das artes gráficas, com a exposição das diversas colecções de tipos em chumbo e madeira. No setor da impressão, os alunos observaram peças emblemáticas. Uma das mais importantes é um prelo de madeira do séc. XVIII, recuperado e restaurado pelo museu, que se destaca pela sua raridade e imponência. Para concluir esta parte da visita, os alunos tiveram aqui a oportunidade de imprimir manualmente textos e gravuras alusivas às atividades do museu.
Ao sair do museu, os alunos apreciaram os desenhos humorísticos e satíricos da exposição PORTOCARTOON |DIREITOS HUMANOS, LIBERDADE COM HUMOR, SEMPRE! que apresenta os premiados das edições do PortoCartoon-World Festival. Constituída por dezenas de obras, esta mostra de desenhos humorísticos e satíricos abriu com um texto trilingue, em português, inglês e castelhano.
A parte de tarde foi dedicada à visita do Património Urbano do Porto/Património Cultural da Humanidade. Os alunos descobriram (e muitos, pela primeira vez!) o centro histórico e a zona ribeirinha da cidade. Com o apoio do professor de História que forneceu, ao longo do percurso, preciosas informações para compreender as origens e transformações do núcleo histórico. Os alunos demonstraram grande interesse pelos monumentos e um forte entusiasmo pela descoberta da cidade invicta. Os muitos pedidos em prolongar a visita do Porto e em realizar roteiros similares abundaram e comprovaram a satisfação dos alunos!
Para saber mais sobre o museu, consulte:






Sem comentários:

Enviar um comentário