sexta-feira, 13 de abril de 2018

Internet segura: sessão sobre os riscos online

A professora Cláudia Manata, coautora do livro Alerta Premika! Risco online detetado dinamizou três sessões de sensibilização sobre a utilização da Internet e das redes sociais, dirigidas aos alunos do 4º, 5.º e 6.º anos, na BE da EBS do Vale do Âncora. Esta atividade contou com o apoio da Câmara Municipal de Caminha.
A partir do livro e, sobre tudo, das duas personagens Premika e Marta, a autora envolveu os participantes no enredo da história e fê-los refletir sobre o uso incorreto das redes sociais (Facebook, Instagram...) e sem supervisão parental. 
A professora Cláudia Manata despertou a curiosidade e o interesse dos alunos ao explicar-lhes que o livro baseou-se em pessoas e factos reais e que apresentava diversos enredos. Consoante as opções da protagonista a história podia seguir vários caminhos com finais diferentes (consequências das escolhas feitas pela Marta). Os alunos responderam com entusiasmo às solicitações da autora. Partilharam vivências e experiências nas redes sociais e colocaram também várias questões.
A professora Cláudia Manata  apresentou ainda vídeos pedagógicos, produzidos pela GNR e  por outra entidades responsáveis pela educação e segurança, que causaram com forte impacto nos alunos. 
Para encerrar cada sessão, a autora envolveu todos os participantes num final musical, com um rap composto por uma aluna Beatriz S. da EB2,3 Ferreira de Castro.

Foram adquiridos vários livros pelos alunos, cujo valor reverte para o Instituo de Apoio à Criança, e no final autografados pela sua coautora.





Sem comentários:

Enviar um comentário